Nada de Rateio do FUNDEB em 2023

agosto 08, 2023

Depois da Pandemia da COVID-19 muitas verbas da educação, em especial oriundas do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação -. estiveram sendo distribuídas aos investimentos estaduais e municipais, em especial. 

Primeiro foram reservados por conta da diminuição das despesas. Agora a abundância.

Com dois anos de repasses do rateio do FUNDEB aos professores e demais profissionais da educação, e muitas dores de cabeça, as prefeituras, em especial novamente, estão fazendo de tudo para que não haja sobras e consequentemente não haja rateio desse fundo e muito menos dores de cabeça.

Para não sobrar nenhum centavo a ser distribuído aos profissionais da educação no fim do ano, os gestores estão abrindo os cofres em reformas de escolas, contratações temporárias de mão de obras, de empresas prestadores de qualificação continuada da mão de obra efetiva e temporária, de programas de alfabetização, de livros didáticos e tudo mais que for possível dentro da legalidade somente para não sobrar nada para os profissionais. 

Têm municípios que há mais profissionais da educação do que alunos, kkkkk. É gente sobre gente.

- o que faço com estes professores contratados?

- deixem eles aí sem fazer basicamente nada, pelo menos mande eles preencherem os diários online. Somente os professores de português e matemática devem trabalhar nesse segundo semestre.

E assim o sonho de receber o terceiro rateio vai se transformando em sonho bem sonhado.

A estimativa para este ano é de R$ 225,45 bilhões para todo o país. Não esqueçam, estes já estão sendo torrados.

"... o sábio, por não está competindo, ninguém no mundo pode competir com ele" - Lao Tsé

Fto - deverdeclasse

You Might Also Like

0 comentários