Com quais instrumentos a Fanfarra irá desfilar neste ano?
setembro 05, 2023Depois de quatro anos iremos ter um Desfile de 7 de Setembro sem berrante, sem 'patriotas' com camisas verde-amarelo batendo continência à bandeiras estrangeiras e principalmente sem risco de golpe contra a democracia.
O povo tomará as ruas sem ódio, sem pintadores de meio fio com carros fumaçando nossos ares. Pelo jeito a normalidade foi restabelecida.
Enquanto isso, dois dilemas ainda se penduram na cidade de Esperantina, no estado do Piauí.
O desfile de 7 de setembro irá mesmo interferir na Festa de Nossa Senhora da Boa Esperança ao ser realizado no turno da noite como foi demonstrado no ano passado pela a gestão "com a faca e o queijo na mão"? Até agora nenhum comunicado oficial.
E a outra questão, que nos chega a informação que acaba de sair do forno, é sobre com quais instrumentos a famosa Fanfarra da cidade, comandada pelo amigo Disney, irá tocar o 'grito da Independência'.
Os instrumentos - cornetas, tambores, tubas, gongos, bombos, etc. - são parecidos com uniformes de futebol (desaparecem rapidamente a cada partida. Nesse caso, a cada 7 de setembro).
A secretaria de cultura do município tem os devidos instrumentos para uma fanfarra muito bem estruturada. Os instrumentos foram adquiridos recentemente. São novíssimos.
A questão a ser debatida é: onde estão estes instrumentos? Quem tem a posse dos mesmos? Porque não estão nas dependências do poder público?
Existem relatos que estes instrumentos foram emprestados a uma escola da rede privada da cidade e até hoje não foram devolvidos pelo simples discurso de que o poder público, nesse caso específico, deve doar tais instrumentos para a escola particular em questão.
Se a secretaria de cultura tivesse que doar instrumentos que compõem uma fanfarra a uma escola, esta escola deveria ser somente, e tão somente, uma escola pública e não privada como está acontecendo.
Não queremos acreditar que há uma apropriação indébita dos instrumentos.
Que o secretário de cultura, o onipresente, resolva o quanto antes esta questão política e que o 7 de Setembro seja dentro do horário da manhã.
E assim tem sido!
"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.
Fto - smedeesperantina
1 comentários
Cara chato esse macelino
ResponderExcluir