Semana caçadeira começou


A 'Semana caçadeira' representa, ou pelo menos representava, um busca espiritual dos católicos através da confissão, preparando-se para vivenciar intensamente a Semana Santa por meio de orações.

Esse período aquece o mercado de produtos típicos da Semana Santa, como ovos e pescados.

A semana caçadeira antecede a Semana Santa. Além da questão religiosa, a semana caçadeira simboliza, aos católicos, uma preparação para o banquete corporal em busca (caça) de alimentos de forma, também, nada republicana.

Religiosamente, este nome (Semana Caçadeira) é devido a perseguição à Jesus Cristo.

Historicamente, em especial aos nordestinos, este período foi além da lembrança dessa perseguição.

Devido os católicos passarem o período quaresmal se abdicando de certos alimentos, a semana caçadeira passou a ser símbolo de procura, de certa forma 'ilegal' por alimentos que façam o sábado de aleluia e domingo de páscoa serem um momento de muitas abundâncias na mesa dos católicos, seja com legumes, frutas, aves e mamíferos à natura, assados ou cozidos.

Que esta 'caça' não seja legalizada, muito menos naturalizada no meio urbano como antigamente era no rural, onde a alegria da rapaziada era procurar um 'terreiro' com muitas galinhas e uma roça cheia de melancias, feijão e milho.

Que esta semana seja tão abençoada como será a próxima.

Fto - youtube 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.