Trânsito esperantinense faz mais duas vítimas

Fto ilustrativa 

Aos familiares , aqui ficam nossas sinceras condolências.

A semana negra do trânsito esperantinense chega ao fim. O saldo foi horrível: duas vidas ceifadas. Duas jovens vidas.

Pagaram pelos seus erros com as próprias vidas.

Erros cometidos por falta das duas formas de aprendizagem: exemplo ou força.

Isso mesmo, se aprende basicamente por duas formas: pelo exemplo ou pela força.

Em Esperantina, não há quem a se espelhar. Aqueles que deveriam ser exemplos, muitos não andam de capacetes, não respeitam os semáforos, estacionam errados, etc. 

Estas más condutas por parte daqueles que deveriam ser exemplos, encorajam a população a copiar o que errado. Sem falar no imaginário popular que se cria quanto à impunidade.

Falar em impunidade, nos leva à segunda forma de aprender : por meio da força.

 A força que nos referimos aqui tem a ver com a devida aplicação da Legislação Federal, ou municipal quase tivesse.

É possível que o município crie uma legislação própria, em consonância com a Federal. Vários municípios do Ceará já conta esta estratégia.

Temos câmaras de vigilância, portanto seria uma forma de salvar vidas caso acontece:

- não vou desrespeitar o semáforo, pois não quero ter meu transporte apreendido, muito menos pagar a multa de R$ 50,00.

- vou parar aqui nesse cruzamento porque não tenho preferência. Não quero assinar termo de conduta, muito menos pagar uma multa de R$ 25,00.

- cadê meu capacete? Não sairei de casa sem meu capacete, isso pode custar minha vida e uma multa de R$ 30,00.

- não posso usar cano kadron em minha moto, porque posso levar uma multa de R$ 20,00, além da minha moto ser apreendida.

- a partir de hoje não quero ser flagrado(a) fazendo "grau", minha moto será apreendida e levarei uma multa de R$ 75,00

- vixe Maria, andar na contramão ou em alta velocidade poderá custar multas de R$ 30,00, mais o veículo apreendido.

- e essa de passar por cima de canteiros centrais levará minha moto para delegacia e custará uma multa de R$ 25,00.

E todo esse dinheiro iria para onde? Para a manutenção do próprio trânsito municpalizado.

Quando se sente no bolso, a população tende a aprender e fazer o quê é certo.

O governo municipal erra feio, direto ou indiretamente, para a realidade caótica em que vive nosso trânsito. A maioria não respeita nada.

Não se debate o problema porque estão preocupados em fazer festa. Festa toda semana, enquanto isso vidas são perdidas.

Dá-lhe circo. Mal exemplos!

"Só sou responsável pelo o que falo, não pelo que você entende" - Renato Russo 

Fto - bnews 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.