
Muitos esperantinenses têm se aposentado
O Brasil vive uma transição demográfica.
Desde os meados do século XX, com os avanços da medicina e conquistas educacionais, e tantos outros ganhos, a população jovem do Brasil tem diminuído década após décadas.
Independentemente do meio tempo entre admissão ao mercado de trabalho por meio do serviço público e a sonhada aposentadoria, muitos anos - seja de 25 de contribuição ou 50/55 de idade, dependendo do regime - próprio/INSS, a luta é bem cansativa.
Para aqueles que acham que o servidor público não trabalha, pois só vão ao serviço de segunda a sexta-feira, ao tempo que afirmam os políticos serem os que mais trabalham no Brasil, devemos deixar claro que os servidores devem ser valorizados desde quando começam a contribuir para o bem-estar social de nossa sociedade.
Não vamos entrar nos detalhes de finanças e carreiras, contudo, devemos destacar que muitos servidores municipais em Esperantina tem se aposentado nos últimos anos.
Muitos deles com bons salários. Para este ganho se tornar realidade, a municipalidade não tem dificultado este direito.
Em 2025 já foram pelo menos 10 servidores que se aposentaram. Parabéns.
Estão dando com uma mão - o direito de aposentaria de nossos servidores que alcançaram o tempo de serviço com a idade necessária - e tiram com a outra mão - o serviço público efetivo está ficando vago ao tempo que é preenchido com mão de obra contratada por indicação partidária e não por meio de concurso público.
Dessa forma não teremos mais servidores públicos independentes para criticar ou mesmo apontar alguma irregularidade no tratamento da 'coisa pública'. Sem falar que boa parte das indicações são de pessoas desqualificadas para o exercer o cargo, pois nesse caso só interessa o voto como retorno.
A nossa população nacional está mais velha e os serviços públicos em Esperantina mais pobre.
Atentai para esta política neoliberal da centro direita: o enfraquecimento do serviço público - seja na qualidade, no financeiro, no social.
Percas trabalhistas estão a todo vapor.
Fto - asmetro-si
Nenhum comentário: