Prefeitura de Esperantina instala 'quebra-molas' de forma irregular
setembro 12, 2025Qualquer iniciativa de melhorar um trânsito caótico é bem-vinda.
Talvez seja por isso que o departamento de trânsito estadual tenha intensificado as multas aos esperantinenses. A cada dia dezenas de multas são divulgadas no diário oficial do estado.
Os usuários do trânsito local, em sua maioria, não respeitam as normas federais. Uma das corriqueiras inflações é a alta velocidade.
A impunidade por parte do departamento municipal corre solta.
Para diminuir este problema, a prefeitura municipal, através de seu departamento municipal de trânsito, está instalando 'quebra-molas' em várias vias públicas da cidade.
Ao querer resolver, ou pelo menos amenizar, um problema, a prefeitura cria outro problema: a irregularidade do tipo de "quebra-molas" (redutor de velocidade) que estão usando.
A Resolução 600/16, Art 1º, §2º: “§ 2º. do CONTRAN - proibe a utilização de tachas, tachões e dispositivos similares aplicados transversalmente à via pública.
E porque é proibido a instalação de tachões? Porque danificam seus veículos. Basicamente isso.
Outro grande problema que a prefeitura está cometendo ao instalar estes tachões de redução de velocidade é a falta de sinalização vertical.
De acordo com as normas técnicas sobre a instalação desse tipo de equipamento, é necessário instalar com antecedência, ou seja, antes de colocar propriamente dito o "quebra-molas", uma sinalização vertical para 'avisar' aos usuários que a partir de pouco tempo naquele local haverá um redutor de velocidade.
Pelo que parece não houve um estudo de engenharia de tráfego para instalação desses proibidos tachões. Seria um terceiro problema.
Invés de melhorar o trânsito, estão criando mais problemas.
Alô vereadores, de que lado estão?
Espaço aberto a qualquer explicação.
0 comentários