Esperantina não é mais a cidade mais transparente do Piauí
outubro 02, 2025No próximo mês (novembro), exatamente no dia 18, a Lei de Acesso à Informação (transparência publica) irá completar 14 anos.
A Lei foi promulgada pela presidente ptista Dilma Rousseff como forma de dá aos cidadãos comuns a oportunidade e o direito de acompanhar de perto em que os governantes estão investindo as verbas públicas.
Valorizando a política de transferência das verbas públicas, de 2014 a 2020, e se espelhando na presidente Dilma, a cidade de Esperantina sob comando de outra ptista - Vilma Amorim -, foi referência estadual ao se tornar a cidade mais transparente do estado.
Passados 4 anos e 9 meses, porque será que Esperantina perdeu este status?
A resposta é simples: porque não é mais governada pelo PT.
Sequer é a cidade mais transparente do norte do Piauí.
Nessa parte do estado, Esperantina perde para duas prefeituras ptistas: Joaquim Pires e São João do Arraial.
Governar sem dar transparência ao destino das verbas públicas é um perigo para a sociedade, pois a mesma pode está perdendo investimentos públicos.
Esperantina, Piauí, Brasil não podem viver assim. As contas públicas podem está arrebentadas.
Como podem ver na imagem, a cidade mais transparente da região é Luzilândia, comandada pela ptista Fernanda Marques. Até Matias Olimpio, mdbista que é, também é mais transparente do que Esperantina. Matias Olimpio é bem menor do que Esperantina.
Nesse requisito, Esperantina não se enquadra no lema: mais bonita, maior e melhor.
A transparência Internacional BR divulgou recentemente os números. Fazem isso a cada ano.
Que os órgãos fiscalizadores, a exemplo do TCE, não divulguem materiais comprados a mais sem necessidades, como já fizeram no caso de livros.
A quem serve esta obscuridade?
Enquanto isso, parabéns Luzilândia pelo belo exemplo dado.
0 comentários