Mais uma polêmica na educação de Esperantina

novembro 05, 2025


Já está virando rotina. Isso não é bom.

A arte do convencimento político partidário é melindroso. Poucos têm esta arte nas mãos e na ponta da língua.

O TCE-PI acaba de publicar supostas irregularidades na alocação de verbas públicas na pasta da educação em Esperantina ainda no ano de 2024.

Todos sabem que a pasta da educação, junto com a saúde, é uma das mais ricas secretarias de qualquer município. A educação recebe valores altíssimos todos os mês. Não poderia ser diferente, pois, a educação é o caminho mais seguro para o desenvolvimento de uma cidade, estado ou país.

E ser o responsável pela pasta da educação não é fácil. Qualquer deslizo, e aí estão os órgãos fiscalizadores para provar o que falamos, pode acarretar grande prejuízo à sociedade.

Uma observação: infelizmente quem indica os técnicos/políticos para boa parte desses órgãos são os próprios políticos.

Dito isso, voltemos à realidade educacional de Esperantina. Diferentemente da vida nas redes sociais, de vez em quando a educação municipal tem virado noticia de forma negativa.

Ter desconfiança na aplicação correta de mais de R$ 2 milhões de reais 'é pouca coisa'. Pouco não é o velho termo importado da Assembleia Legislativa do estado: APROVAR COM RESSALVAS.

Se bem prestarmos atenção, onde há fumaça, há fogo. Infelizmente, pois neste tempos as temperaturas estão em alta devido às grandes labaredas que invadem a cidade de Esperantina.

Como sempre, nestes casos, a municipalidade não se manifesta em defesa própria. Como um próprio vereador da base governista costuma falar: melhor não mexer para não feder mais ainda.

Contudo, bastou a notícia correr por um único canal virtual da cidade, pois os outros não são nem doidos para divulgar, para que a municipalidade engajasse, através dos homens e mulheres sem independência política, econômica e trabalhista, um vídeo denunciando uma obra inacabada da educação de antes de 2021, portanto, antes do atual governo. Obra esta que os deputados da época não ajudaram a construir.

O vídeo da obra inacabada que hoje corre as redes sociais na tentativa de mudar o foco sobre as denúncias de má aplicação de mais de R$ 2 milhões de reais em 2024 nada mais é do que a demonstração do poder de manipulação nas redes sociais dos governos de centro-direita, os quais costumam ver erros apenas em governos de esquerda, em especial do PT. 

Não vai colar. O problema aqui é do MDB que deu, por meio do TCE-PI, motivos para que a sociedade esperantinense fique de olhos bem abertos quanto à esta onda de 'investimentos' na educação.

Fiquemos atentos, pois democracia sem oposição, é ditadura.

E para finalizar: quando os vereadores irão começar a investigar?

You Might Also Like

0 comentários