O Vale da Eletrônica no Brasil.

Cidade de Santa Rita do Sapucaí
"Todo dia, em média, três novas tecnologias de ponta saem do forno de indústrias da pequena cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul do estado de Minas Gerais, prontas para entrar no mercado mundial".

O município de apenas 40 mil habitantes abriga o Vale da Eletrônica, formada por três instituições de ensino e 153 empresas de setores que vão do informática à telecomunicação. 

Não por acaso, o lugar é comparado ao Vale do Silício, polo tecnológico na Califórnia, nos Estados Unidos, criado na mesma época, nos anos 1950.
Mais de 13 mil produtos são fabricados na cidade mineira, que deixou parte da tradição do café e do leite para se enveredar no universo dos fios, placas e softwares.

Desde então, Santa Rita do Sapucaí criou filhos ilustres, como a urna eletrônica, o chip do passaporte eletrônico e o transmissor de TV digital nacional.

A precursora desse processo de inovação foi a santa-ritense Luzia Rennó Moreira, a Sinhá Moreira.
Mulher viajada e à frente de ser tempo, ela fundou no município, em 1959, a Escola Técnica de Eletrônica (ETE), primeira de nível médio da América Latina.

A formação de estudantes empreendedores, ligados à área de tecnologia e inovação, foi passo decisivo para impulsionar o polo eletroeletrônico em Santa Rita do Sapucaí.
Atualmente, o Vale da Eletrônica emprega 14 mil trabalhadores, muitos formados pelas instituições de ensino do município. 

Texto: Flávia Ayer
Fto - pmsrs 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.