Comunismo

O Comunismo consiste em uma Doutrina Política e Econômica cuja ideologia 'defendia' o "estado natural" ou seja, de'defendia uma Sociedade Igualitária que Extinguiria a Propriedade Privada para que todos 'tivessem' os mesmos direitos.

Desde a antiguidade, mais especificamente desde a Pré-História, os princípios comunistas já eram colocados em prática.

Durante este período, o então chamado Comunismo Primitivo visava suprir as necessidades de todo o grupo, sem a preocupação com o acúmulo de bens.

Tudo pertencia a todos e a preocupação em manter toda a sociedade com condições de viver de forma digna era mais importante do que o interesse pelos bens materiais.

Na bandeira do Comunismo, o Vermelho representa o Sangue do Martírio sofrido pelos Operários, a Foice representa a Classe Operária Agrícola e o Martela a Classe Operária Industrial. 
A estrela de cinco pontas representa tanto os cinco continentes quanto os cinco grupos da sociedade comunista: camponeses, operários, exército, intelectuais e a juventude.

Confira em breve resumo das seis principais características do Comunismo:

1 - O regime comunista 'era' contra a Propriedade Privada.
Uma das ideias principais do regime comunista 'estava' diretamente ligada aos meios de produção: as fábricas, minas, etc. 'deveriam estar disponíveis ao público para que os produtos fossem de propriedade comum de todos os cidadãos.

2 - O Comunismo não 'apoiava' a existência de diferentes classes sociais.

O Comunismo 'considerava que a sociedade não deveria ser dividida em Classe Sociais.
A teoria comunista 'defendia' que todos deveriam trabalhar e compartilhar tudo o que fosse conseguido com o próprio esforço, para que o convívio entre os cidadãos fosse igualitário. 

3 - A doutrina comunista visava o fim do Capitalismo. 
Os comunistas 'acreditavam' que o capitalismo fomentava a desigualdade e a injustiça social, pois a mão de obra era utilizada como se fosse algo comercializável.

Enquanto o sistema capitalista se desenvolvia, grande parte da população vivia em situação de extrema pobreza e miséria.

4 - O Comunismo 'estava' subordinado ao Socialismo.

De acordo com a teoria de Karl Marx, o comunismo 'era' visto como a etapa final de um processo evolutivo da sociedade.

A filosofia de sociedade igualitária tinha o Comunismo como desfecho de uma sequência evolutiva pela qual a história da humanidade 'deveria' passar.

5 - Os bens produzidos 'seriam' distribuídos consoante a necessidade de cada um.
O regime comunista 'era' apologista da distribuição dos bens a cada individuo consoante a sua respectiva necessidade, ou seja, cada um receberia aquilo que precisava, independentemente da quantidade que havia produzido.

A teoria comunista de Karl Marx, seguia o seguinte princípio: "De cada qual segundo sua capacidade, a cada qual segundo suas necessidades".

6 - O comunismo 'era' a favor da não existência de um governo.
Diferentemente do capitalismo e do socialismo, que 'eram' a favor da existência de um Estado responsável pelo controle da vida social, o Comunismo 'defendia' a igualdade absoluta entre os cidadãos e considerava que o Estado poderia ser abolido.

Uma pequena descrição desse sistema com a ajuda do site 'significados'.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.