Professores celetistas estão paralisados
maio 12, 2018
Diante do não pagamento de dois meses de atrasos boa parte dos professores celetistas da rede estadual de ensino de Esperantina paralisaram suas atividades profissionais a partir dessa sexta feira (11-05), pois as pessoais há muito tempo já estavam paradas por falta de dinheiro.
Sem esses dois meses de salário não é possível um professor pagar suas contas em dias, sair com a família para comer pelo menos um espertinho muito menos fazer o supermercado de forma que possam ter uma boa alimentação para ter forças para ir trabalhar.
Parte dos professores celetistas de Esperantina revoltados com a falta de compromisso por parte do governo do estado se reuniram com o Supervisor de Ensino da Rede Estadual de Esperantina Edmílson Araújo na manhã dessa Sexta Feira (11-05) para saber o posicionamento do governo do estado quanto aos dois, três meses de salários atrasados e também sobre a valor abaixo do salário mínimo pago atualmente a estes profissionais da educação.
Os responsáveis pela folha de pagamento da SEDUC-PI informaram ao supervisor que alguns atrasos de salários são por conta do atraso na entrega de documentos dos professores.
Outros atrasos são mesmo pela dificuldade de caixa do estado, pois a crise está forte quanto as verbas próprias do Piauí.
Os efetivos são pagos pelo FUNDEB enquanto os celetistas são pagos pelo Tesouro Estadual.
E o que irão fazer?
Edmílson Araújo informou as professores presentes que o mês de Março será pago em folha complementar depois que terminarem a folha de pagamento do mês de Abril. Essa termina segunda feira (14-05), portanto provavelmente até o início da próxima folha de pagamento que será de Maio.
Quanto ao mês de Fevereiro, o supervisor informou que será pago somente entre os dias 14 e 27 de Junho.
Com apenas estas promessas, os professores celetistas, em boa parte, resolveram paralisar suas atividades em sala de aula enquanto não sair pelo menos o mês de Março. Depois disso, voltaremos para sala de aula na esperança de receber o mês de fevereiro, mas se novamente atrasar o mês de fevereiro, o jeito será os professores entrarem de férias logo.
Quanto ao posicionamento de alguns diretores, principalmente os da zona rural, que não estão sensíveis à causa da classe, o que posso dizer é que não se esqueçam que antes de serem diretores vocês são professores.
1 comentários
Parabéns pela matéria...
ResponderExcluirEh exatamente o relato do q estamos vivendo... descaso com os celetistas que não deixam de ser profissionais da educação...
Eh preciso conscientizar a sociedade sobre o descaso com os profissionais que formam todos os outros profissionais!