Esperantina perde mais 6 professores
setembro 19, 2025Esta conquista vem de anos. A valorização tem sido de Estado, e não apenas de governos que, alguns querem ou conseguem enxergar.
É bem verdade que muitos professores efetivos têm sido reconhecidos atualmente na hora de se aposentar. Muitos anos vividos em sala de aula juntamente com a idade mínima - 50 ou 55 anos de vida -, a depender do gênero, dão as condições mínimas para garantir este sonhado benefício.
A atual gestão municipal não demonstra ser contra esta Lei. A cada mês muitos professores recebem, merecidamente, seus benefícios de aposentaria. Até parece ser fácil em comparação a muitos outros municípios da região, a destacar a Batalha de açúcar.
Até o momento, neste mês de setembro, 6 professores já se aposentaram.
Além do mais, os profissionais do magistério daqui que trabalham uma carga horária de 40 horas estão se aposentando com 5 ou mesmo até 6 salários mínimos. Muito bom. Esta valorização salarial mata de inveja, por exemplo, a própria cidade de Batalha onde a desvalorização salarial do serviço público é gigantesca.
Mas, não fique tão felizes assim. Por trás dessa benevolência em garantir com facilidade as aposentarias, há quem diga que o serviço do magistério está sendo desmontado.
De que forma? Os professores que se aposentam abrem vagas no serviço público. Estes profissionais que se aposentam foram contratados via concurso público, portanto, têm um mínimo de qualidade profisisional.
Infelizmente as vagas que estes aposentados estão deixando não estão sendo preenchidas com mão de obra tão qualificada como antes, pois os novatos estão sendo contratados apenas por indicação, nomeação e não pelo QI. O QI a partir de agora é: QUEM INDICA.
O que isso que dizer? Quer dizer que a atual gestão está pouco se lixando para realizar concurso público para preencher as dezenas de vagas no serviço público municipal, em especial na pasta da educação.
Isso se chama projeto de poder e governo: mão de obra contratada, pois assim fica mais fácil a manipulação.
Já ouviram falar que manipular um servidor público efetivo é mais difícil? Pois é, isso significa que a cada professor aposentado, pior fica a situação educacional do município.
Concurso público já!
E parabéns aos novos aposentados da cidade.
0 comentários