Tempo é Dinheiro

novembro 12, 2018

Lembra-te de que Tempo é Dinheiro; aquele que com seu trabalho pode ganhar dez centavos ao dia e vagabundeia metade do dia, ou fica deitado em seu quarto, não deve, mesmo que gaste apenas seis reais para se divertir, contabilizar só essa despesa; na verdade gastou, ou melhor, jogou fora, cinco centavos a mais.

Lembra-te de que crédito é dinheiro. Se alguém me deixar ficar com seu dinheiro depois da data do vencimento, está me entregando os juros ou tudo quanto nesse intervalo de tempo ele tiver rendido para mim. Isso atinge uma soma considerável se a pessoa tem bom crédito e dele faz bom uso.

Lembra-te de que o dinheiro é procriador por natureza e fértil. O dinheiro pode gerar dinheiro, e seus lucros podem gerar ainda mais, e assim por diante. Cinco reais investidos são seis, reinvestidos são sete reais e três reais, e assim por diante, até se tornarem cem reais. Quanto mais dinheiro houver, mais produzirá ao ser investido, de sorte que os lucros crescem cada vez mais rápido. Quem mata uma porca prenhe destrói sua prole até a milésima geração. Quem estraga uma moeda de cinco reais, assassina tudo o que com ela poderia ser produzido: pilhas inteiras de reais.

Lembre-te que - como diz o ditado - um bom pagador é senhor da bolsa alheia. Quem é conhecido por pagar pontualmente na data combinada pode a qualquer momento pedir emprestado todo o dinheiro que seus amigos não gastam.

Isso pode ser de grande utilidade. A par de presteza e frugalidade, nada contribui mais para um jovem subir na vida do que pontualidade e retidão em todos os seus negócios. Por isso, jamais retenhas dinheiro emprestado uma hora a mais do que prometeste, para que tal dissabor não te feche para sempre a bolsa de teu amigo.

As mais insignificantes ações que afetam o crédito de um homem devem ser por ele ponderadas. As pancadas de teu martelo que teu credor escuta às cinco da manhã ou às oito da noite o deixam seis meses sossegados; mas se te vê à mesa de bilhar ou escuta tua voz numa taberna quando devias estar a trabalhar, no dia seguinte vai reclamar-te o reembolso e exigir seu dinheiro antes que o tenhas à disposição, duma vez só.

Isso mostra, além do mais, que não te esqueces das tuas dívidas, fazendo com que pareças um homem tão cuidadoso quanto honesto, e isso aumenta teu crédito. Guarda-te de pensar que tudo o que possuis é propriedade tua e de viver como se fosse. Nessa ilusão incorre muita gente que tem crédito. Para te precaveres disso, mantém uma contabilidade exata de tuas despesas e receitas. Se te deres a pena de atentar para os detalhes, isso está o seguinte efeito benéfico: descobrirás como pequenas despesas se avolumam em grandes quantias e discernirás o que poderia ser sido poupado e o que poderia sê-lo no futuro...

Por seis reais por ano podes fazer uso de cem reais, contando que sejas reconhecido como um homem prudente e honesto. Quem esbanja um trocado por dia esbanjas seis reais por ano, que é o preço para uso de cem reais. Quem perde a cada dia um bocado de seu tempo no valor de alguns trocados perde, dia após dia, o privilégio de utilizar cem reais por ano. Quem desperdiça seu tempo no valor de cinco reais perde cinco centavos e bem que os poderia ter lançado ao mar. Quem perde cinco centavos não perde só essa quantia, mas tudo o que com ele poderia ganhar aplicando-o em negócios - o que, ao atingir o jovem uma certa idade, daria uma soma bem considerável.

Texto de Benjamin Franklin apud Max Weber (A ética protestante e o espírito do capitalismo).

Ftos: 1 - ethosonline e 2 - mercado livre

You Might Also Like

0 comentários