Período chuvoso até o mês de Junho: nunca tinha visto
Devo confessar que estou com medo.
Medo dessa atípica situação onde as chuvas do período chuvoso de nosso nordeste brasileiro, pelo menos na cidade de Esperantina-PI, não cessam.
Estamos no quarto dia do mês de Junho e as chuvas ainda continuam.
Pela primeira vez em quase 4 décadas estou presenciando esta grande quantidade de chuva espalhadas por um longo período - de Dezembro de 2018 até o presente momento (6 meses).
Algo de muito estranho está acontecendo. E pior, algo muito estranho ainda virá por conta desse prolongamento das chuvas.
Os cajueiros e os carnaubais terão, direta ou indiretamente, alguma alteração em seus ciclos produtivos.
O Nim Indiano trará mais danos com mais água no lençol freático.
Sem falar na questão do tempo/clima a curto e longo prazo.
É esperar para ver o que nos aguarda em um futuro incerto quanto às questões ambientais.
Estamos apenas na segunda década do século XXI. Os governos com a intenção de aumentar os lucros estão expandindo o uso de agrotóxico ao tempo que as coberturas vegetais estão diminuindo.
Podem dizer que quanto mais água melhor. Mas água no período nunca antes visto pode significar alguma alteração que trará prejuízos também nunca vistos em nossa história, sem falar que estes prejuízos podem ser irreparáveis caso não detectamos o que está ocasionando tais problemas para que possamos tentar encontrar uma solução em tempo hábito para não sofrermos ainda mais.
Esse período de chuva incomum (fora dos padrões de chuva normalmente visto no nordeste brasileiro) recebe o nome de Ondas do Leste.
Independente dos 'problemas', confesso que estou com medo de tantas chuvas.
Fto - lindomarrodrigues
Nenhum comentário: