A geografia espacial do CoronaVirus

Vivemos em um momento onde o espaço humano é sucubindo pelas suas próprias mazelas.

O tempo tem nos mostrado que a cada comportamento humano o espaço geográfico, e natural, tem sofrido alterações muitas das vezes incontroláveis ao poder de controle do próprio Homem.

E qual é o espaço do homem?
Vai depender do tempo de resposta a este espaço vivido onde o homem o transforma a seu bem querer, dependendo de suas necessidades, e muitas das vezes de suas obrigações.

O homem mata o homem para que o espaço seja de poucos.
Em pleno século das informações, do conhecimento, das tecnologias para o alongamento da vida no espaço dentro desse tempo curto, vivenciamos esta própria tecnologia nos destruir.

Por um lado todo este arcabouço de "inteligência" humana pode fazer com que nosso espaço seja mais seguro. Por outro, este mesmo comportamento de inteligência faz surgir pragas que não conseguimos, de imediato, ter uma previsão de cura.
Não apenas de uma doença específica, mas de um comportamento mais humano e menos tecnológico, econômico.

Em qual espaço foi o epicentro desse Coronavirus? Para onde e como aconteceu a propagação  do vírus.

Em um espaço humano. Em laboratório ou na floresta, logo no espaço humano terrestre onde há mais pessoas nesse planeta.
Culpado(s)? Sim, o ser humano de hoje que ainda não deu o devido valor de tempos atrás onde este mesmo ser sentiu na pele, nas áreas urbanas e rurais, a força destruidora de suas próprias decisões, ações.

Independente de onde surgiu, este mal está nos impondo ficar em espaços/lugares muitas das vezes sem nosso consentimento.

Precisamos aprender onde é nosso lugar, o nosso espaço, o nosso limite dentro desse tempo, que nunca será exagero se tivermos paciência e sabedoria em ver que além de nós mesmos existem tantas outras vidas, tantos outros irmãos.

E para finalizar fica aqui a reflexão do maior geógrafo que o Brasil já teve:
"O espaço é a acumulação desigual de tempos" - Milton Santos (Estudo sobre Concepções de Geografia, espaço e território). 

Fto - enciclopéidaglobal

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.