Quarto Livro de 2020
E a batalha continua.
Minha fome de ler não para.
A leitura dos 18 livros do ano devo atingir. Essa é minha meta para 2020. Tempo vago não me falta.
Para adultos, acabo de ler o quarto livro do ano. Incluindo todos, inclusive os infantis de minha filha já são 07.
Posso incluir nessa meta de 18 livros lidos no ano os livros infantis da minha filha? Espero que vocês concordem. Beleza?
Pois bem. Acabo de ler o livro intitulado "Geografia da Fome", Edicão Antares, 10ª Edicão (1984) do médico geógrafo pernambucando Josué Apolônio de Castro.
O livro fala das "fomes" pelas quais o Brasil enfrenta por causa, antes de mais nada, do poder seletista do colonialismo histórico que se desenvolveu em nossas terras desde sempre.
O livre divide o Brasil em quatro grandes áreas da fome, a saber:
* Amazônia
* Nordeste açucareiro
* Nordeste sertanejo
* Centro/Sul
O autor descreve as riquezas naturais e sociais que o país sempre teve, mas que não são transformadas em alimento aos mais pobres de nosso país.
Finaliza questionando sobre o papel dado à Industrialização e ao problema agrário em que o Brasil sempre enfrentou, e ainda enfrenta.
As desigualdades sociais/alimentares são gritantes. E pouco tem sido feito para isso mudar, pois as políticas públicas de hoje ainda são as de alimentar os já alimentados e terminar de matar os já quase mortos de fome.
Você conhece alguém que já passou ou ainda passa fome? Pois é. O problema disso tudo são nossas elites, nossos governantes com suas políticas de elitização que pendura desde sempre em nossas terras.
A partir de hoje começaremos a leitura do nosso Quinto Livro do ano.
Até breve.
Nenhum comentário: