Sem muitos motivos para celebrar o Dia do Meio Ambiente
O meio ambiente, físico e humano, é de grande importância para a manutenção social, econômica do planeta.
O ser humano sempre dependeu, e sempre dependerá, da natureza.
Desta maneira, todos os recursos naturais precisam ser devidamente cuidados dentro de um limite onde não possam fazer falta em um futuro próximo.
Além de servir como "produtos" aos seres humanos, os recursos naturais fazem parte do equilíbrio natural de nosso planeta.
Não podemos existir como humanidade sem água, sem florestas, sem minerais, etc., pois a economia, somente para citar um exemplo, pode sofrer um colapso e assim atingir diretamente o ser humano.
Baseado nessa importância, a sociedade, principalmente os governos, precisam criar uma mentalidade de proteção ao meio ambiente dentro do que os órgãos de defesa dos mesmos propõem com base na Sustentabilidade Ambiental, que é fazer uso dos recursos naturais permitindo que não haja desgaste ambiental.
Mas infelizmente a sociedade global não tem dado a devida importância de proteger o meio ambiente.
Muitas florestas desapareceram, regiões se tornaram desérticas, homens e mulheres mudaram de hábito por conta da força humana contra o meio ambiente com um único intuito: ganhar dinheiro sobre os recursos naturais sem respeitar os limites naturais.
Dessa forma o planeta vem a cada década, a cada século sendo devastado pelos seus próprios egoístas habitantes.
Um exemplo disso é a nossa Floresta Amazônica, legal ou não, que hoje está servindo aos interesses do capital estrangeiro, principalmente norte americano.
Como nos países considerados desenvolvidos praticamente não existem recursos naturais, devido anos de exploração selvagem, o caminho da exploração está sendo direcionado para os países tidos emergentes ou em desenvolvimento.
E quando nesses países o governo é a favor da devastação do meio ambiente tudo fica mais fácil.
No Brasil, de uns tempos para cá, tem visto o aumento do uso de agrotóxicos nas lavouras que substituem a floresta amazônica, principalmente nos estados do Mato Grosso e Rondônia. Esse aumento de agrotóxico é proveitoso somente a um seleto grupo de homens ricos, dos quais boa parte são estrangeiros.
E a crescente lavoura, seja de trigo ou algodão, por um lado, tem efeitos muito negativos.
Quando não é feita respeitando as devidas orientações de Sustentabilidade, há a diminuição de água potável, pois há poluição e exterminação de nascentes de água, perda da fertilidade dos solos, etc., etc.
Sem a floresta em pé, o clima será atingido diretamente e assim um ciclo negativo que atingirá até mesmo o ser humano é construído.
É importante destacar que estes problemas não são regionais, ou seja, não ficarão apenas na região da Amazônia. É um problema global.
Sem falarmos dos donos da floresta: os índios, que são gente como a gente, portanto, merecedores de respeito.
Entre tantos descasos ambientais, é importante voltarmos a salientar que uma população sem informação/conhecimento não será suficiente para mudarmos o pensamento de governos que não tem o Meio Ambiente como pauta principal.
As Instituições que nos regem devem sempre priorizar pelo zelo do Meio Ambiente, pois sem o mesmo nosso futuro será curto.
Portanto, para este dia 5 de junho de 2020, Dia do Meio Ambiente, temos pouco a comemorar, pois a boiada está passando.
Fto - edhorizonte
Nenhum comentário: