Sexto Livro de 2020
Não tinha hora mais oportuna para eu ler exatamente este livro de um dos maiores educadores do Brasil.
Ao dar continuidade à minha missão de 2020 de ler pelo menos 18 livros, acabo de ler o meu Sexto livro para adulto, incluindo os infantis já são Dez.
Uma leitura fácil, prazerosa e um tanto triste por passar a conhecer um pouco mais como funciona as dominações das classes mais ricas sobre as mais pobres.
Pedagogia do Oprimido é um clássico da Educação.
Para falar a verdade já deveria ter lido, mas agora reconheço que voltarei a ler novamente para que a visão de um mundo menos desigual a cada dia seja ainda mais possível.
Não é possível que a imagem de naturalidade entre a divisão de classe seja tão normal assim, principalmente dentro da classe oprimida.
Mas é isso que vemos ainda em nosso país.
Os oprimidos sendo condicionados a acreditar que nasceram para sustentar os opressores.
E nesse momento em que passa o Brasil - eleição municipal - esta obra-prima de Paulo Freire cai muito bem para lermos.
Entendemos um pouco mais sobre as armadilhas, em especial as psicológicas, em que os opressores usam para que os oprimidos continuem oprimidos.
É possível, através de muita luta e "praxidade", que esta opressão, que tanto reina nessa nação, um dia possa diminuir aponto de que possamos viver sem medo dos mais ricos poderosos representantes do povo, que afinal representam apenas seus próprios interesses.
Precisamos de conhecimento dialógico, de união, de libertação para que tenhamos as melhoras iniciativas sem as armarras daqueles que querem nos condicionar a fazer o que não necessitamos.
O Sétimo livro já está na ponta da língua. E novamente será Paulo Freire nosso autor.
Até breve com mais uma boa degustação educacional!
"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltarie
Nenhum comentário: