Vereador quer criar Secretaria Municipal de Segurança


Uma das 20 maiores cidades do estado do Piauí, mesmo contanto com uma Penitenciária, uma Delegacia de Polícia, um Batalhão de Polícia, uma Força Tática, um deputado estadual e um deputado federal, a cidade de Esperantina vive insegura.

Todas as semanas são furtos e mais furtos, roubos e mais roubos, poucas prisões e muitas libertações.

O contingente policial, mesmo com toda esta estrutura acima citada, é baixo para a grande demanda. As viaturas, motivos de festa política, não garante um bom exercício dos oficiais da lei.

E assim são os números que só dificultam a vida do pai, da mãe e de seus filhos no meio social esperantinense.

Preocupado com esta violência sem freio, o vereador Domingos Luís (Republicanos) quer criar, nos moldes das duas maiores cidades do estado: Teresina e Parnaíba, um Secretaria Municipal de Segurança.

O mesmo apresentou o Projeto de Lei na última sessão (13-02-21) para que as Comissões avaliem se é possível, orçamentária, legal e financeiramente, a criação dessa pasta para cuidar de forma mais eficaz da segurança de cada um de nós esperantinenses.

A nova pasta demandará de recursos financeiros e pessoal: verba, secretário(a), assessores/coordenadores e consequentemente insumos. Por esse lado, mais gasto (ou seria investimento) para o município.

A secretaria municipal de segurança trabalharia em conjunto com polícias da cidade (militar e civil) bem como agruparia tanto os guardas de trânsito como a Guarda Municipal. 

Falar em Guarda Municipal, prometida ser criada na gestão anterior, esta deveria vim antes da Secretaria Municipal de Segurança.

Promessa de campanha também da atual gestão, antes, ou mesmo paralelamente, a guarda municipal deverá ser criada.

A pergunta que não quer calar: se os cangaceiros modernos não tem medo nem mesmo da Força Tática, o que dirá de uma Guarda Municipal?
Porém, o que não está valendo é o diacho do nada, então o que tentarem fazer para resolver, ou pelo menos apaziguar, a vida do esperantinense no tocante à segurança pública, será bem-vindo.

Mas não vale a polícia prender e os políticos e a Justiça soltarem. Serão seis por meia dúzia.

"Eu só sou responsável pelo o que falo, não pelo que você entende" - Renato Russo.

Fto - biptt

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.