Até quando Ruberson Marataoan continuará ocupando cadeira de suplente?
A recente condenação - perda de mandato, de direitos políticos e prisão, do legislador federal bolsonarista nos traz à tona a situação do vereador Ruberson Marataoan que há muito ocupa a 13ª cadeira da Câmara Municipal de Esperantina como suplente.
"O ato da Câmara Municipal acabou invadindo competência do Poder Judiciário, tendo em vista que embaraçou o efeito de sentença criminal, transitada em julgado, que suspendeu os direitos políticos do condenado" - Promotor de Justiça Adriano Fontenele Santos em seu despacho último.
Os tropeços dos dois legisladores (federal e municipal) são distintos, isso é evidente. Não vem ao caso.
Porém, a Justiça local enviou à Câmara Municipal o pedido, até onde nossos conhecimentos cabe, a perda de mandato do vereador eleito da cadeira e ao mesmo tempo que emposse o vereador Ruberson Marataoan como sendo o legítimo assegurado da 13ª Cadeira do Poder Legislativo.
A mesa diretora da Câmara não entendeu dessa forma. Fez uma votação em plenário, secreta por sinal, apesar de que dois vereadores votaram de forma transparente antes mesmo da sessão, e dessa forma foi na contramão do entendimento do judiciário local. Pelo menos é o que diz o promotor.
Entre idas e vindas, o Poder Legislativo está se sobressaindo quanto ao Poder Judiciário, pois até o momento o vereador Ruberson Marataoan continua como Suplente.
Devido a cidade de Esperantina ser banhada, em sua área urbana, pelo Rio Longá, muitas águas ainda passarão por baixo dessa ponte.
Estejamos vivos para ver o final da história.
"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.
Fto - dreamstime
Nenhum comentário: