Quem Esperantina vai eleger dos três candidatos?
Em uma democracia consolidada e uma sociedade econômica e educacionalmente mais elevada um político não pode e nem deve ser qualquer um.
Não é um político que se torna um bom cidadão, mas um bom cidadão se torna um representante do povo com características mínimas para gerir o bem coletivo.
Se aproximando de mais uma eleição a população já começa analisar em quem irá dar seu voto de confiança.
Os partidários se apresentam das mais variadas maneiras. Até parece um teatro.
Tem aqueles que sentam na mesa do barzinho com os "amigos", os que caem de paraquedas com cestas básicas, os que comem o pastel da feira sem falar naqueles que se preocupam com com as demandas da sociedade apenas nesse período indo até sua casa.
Porém, quem são e foram estes candidatos antes do período eleitoral, por trás das "câmeras" eleitorais? Têm algum serviço prestado à comunidade em que vive?
Ou são apenas filhos/patentes de velhos políticos, que procuram se perpetuarem no Poder Político através da reeleição?
Hoje a cidade de Esperantina-PI apresentam basicamente três candidatos a Deputado Estadual.
Dois são do PT e um do MDB.
São eles: Janaína Marques da cidade de Luzilândia, Francisco Lima de São João do Arraial e Felipe Sampaio de Buriti dos Lopes.
As apostas são grandes para uma boa votação de cada um deles.
Janaína Marques é apoiada em nossa cidade pela ex-gestora Vilma Amorim e por um vereador (Tote Filho).
Francisco Lima é apoiado pelo ex-gestor Chico Antônio e por três vereadores (Teresinha da Emel, Zé Germano e Domingos Luís).
Já Felipe Sampaio é apoiado pela atual gestora municipal e por oito vereadores (Epaminondas, Bebé, Júnior Rodrigues, Castro, Luís Dionísio, Roberto Denis, Airton Veículos e Ruberson Marataoan).
Na essência da representatividade política a um povo devemos questionar o que estes três candidatos que se apresentam em nossa cidade fizeram por nossa gente.
Jamais devemos ter o velho ditado politiqueiro em mente - não é o que ele(a) fez, é o que irá fazer depois de eleito(a).
Baseado em falácias, o comentário na cidade se refere à Janaína Marques com 2 mil votos, Francisco Lima com 3 mil votos e Felipe Sampaio, devido a máquina administrativa está nas mãos, com 6 mil votos.
Esperantina-PI hoje tem 30.568 eleitores.
São possíveis esses números de votos de cada candidato acima citados virem a se confirmarem?
Sim e Não.
O que não é mais possível é escolher nossos representantes na base econômica, da necessidade de garantir um emprego, pela aparência ou ideologia partidária.
A política necessita evoluir. Para isso, a população precisa fazer as bases para tanto. E dois fatores são de emensa importância: Educação e Economia.
Vejamos quem Esperantina irá eleger nessas Eleições.
"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.
Nenhum comentário: