Fato ou Opinião? Estudantes de 15 anos não conseguem diferenciar


A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou um relatório, no ano de 2022, que de cada 10 alunos com 15 anos de idade, sete não conseguem diferenciar um Fato de uma Opinião.

Isso corresponde a 67% de nossos estudantes com faixa etária de 15 anos.

Esse índice é preocupante, pois está acima da média registrada em estudantes de outros 79 países analisados pela organização, que é de 53%.

No documento "Leitores do século 21: Desenvolvendo habilidades de alfabetização em um mundo digital", a OCDE afirma que as tecnologias digitais são responsáveis por uma maior disseminação de informação, com variedade de formatos que nem sempre se encaixam em modelos tradicionais.

A falta de um pensamento crítico é apontado como uma das principais causas desse problema. Jane Reolo - coordenadora de Soluções com Tecnologia do Instituto Unibanco - aponta esta causa devido os estudantes serem treinados a buscarem respostas nos inúmeros textos lidos com base apenas em CERTOS ou ERRADOS, SIM ou NÃO, mas sem analisar os ARGUMENTOS.

"Diferenciar Fato de Opinião demanda análise comparativa", falou Jane.
E o que é mesmo Fato ou Opinião?

Fato, para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (2008-2021), é algo objetivo, que aconteceu.

Para o mesmo dicionário, Opinião, por outro lado, é a ideia de alguém sobre algo ou alguém e, portanto, trata-se de algo subjetivo.

Minha opinião é que não deixa de ser um fato o atraso do sistema educacional brasileiro do qual nós fazemos parte.

As bobagens digitais devem deixar de serem pesquisadas por nossos alunos. O discernimento deve ser claro baseado em muitas leituras.

"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.

Contribuição: ElidaOliveira-G1

Fto - locus

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