Esperantina em busca da transparência ideal


Esperantina exige acesso às informações administrativas. É um direito.

Desde o governo petista de Vilma Amorim, Esperantina vem ganhando destaque estadual pelo zelo na transparência dos orçamentos administrativos.

Por muito anos sustentou o título da cidade mais transparente do estado do Piauí.

Com essa política da transparência, Vilma Amorim deixou um legado à cidade - o mínimo que se espera de Esperantina. Qualquer outra posição será considerada uma perda.

Nos últimos anos, anos estes de conhecimento e dotação de um novo modelo administrativo, perdemos nove posições.

Chegamos a ser a 10ª cidade mais transparente do estado entre os 224 municípios.

Agora, em 2023, o TCE do Piauí acaba de divulgar um novo Ranking.
E Esperantina mostra resultados positivos. Voltou a ser a cidade mais transparente pública entre as 13 cidades que compõem o Território dos Cocais.

A nível estadual, mesmo assim não reconquistando o seu devido lugar, Esperantina agora aparece em segundo lugar. De 10ª cidade, agora é a 2ª.

Perde apenas para cidade de Itainópolis.

A prefeitura de Esperantina registra 93,31% de transparência pública, principalmente no que se refere a receitas e despesas com servidores. 
É importante destacar que há contracheques no portal da transparência que não estão abrindo.

A cidade de Itainópolis registra 95,17% de transparência pública, a única a atingir o selo Diamante de Transparência Pública do estado. 

No Território dos Cocais a cidade menos transparente é a cidade de Porto (43,12%) seguida de Campo Largo do Piauí com apenas 43,87%.
A cidade menos transparente do estado, entre aquelas que foram analisadas pelo Tribunal de Conta do Piauí está a cidade de São João da Serra com apenas 5,95% de transparência.

Que no próximo relatório do TCE-PI Esperantina volte ao seu devido lugar - 1ª - onde exatamente o ex governo de Vilma Amorim deixou.

"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.

Fto - tce-pi

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.