Secretaria de obras agora tem fiscal de limpeza pública

janeiro 08, 2024

foto ilustrativa

Acreditamos que o local mais limpo não seja o que mais é "alimpado", mas o que menos é 'sujado".

Não acreditamos que em uma administração de uma cidade tudo que dar certo é de competência da governabilidade ao tempo que tudo que dar errado é culpabilidade da população.

Nada de extremos.

Cada um dos atores (governos e população) têm suas obrigações, nesse nosso caso específico: a limpeza pública.

Esse é um serviço essencial para qualquer cidade. Diz respeito à saúde, à organização, ao meio ambiente, à estética, ao bem-estar social. Sem falar na obrigação do Estado (com E maiúsculo) em realizá-la, seja com responsabilidade e eficiência.

Todavia, a população não fica de fora da responsabilidade em organizar seu lixo e colocar devidamente nos horários e locais adequados para que a limpeza pública possa recolhê-lo.

Hoje pela manhã o bairro Palestina se deparou com um 'fiscal' da limpeza pública batendo às portas dos moradores para descobrir quem teria depositado três sacos de 50 kg cheios de entulhos em um logradouro público - praça Bento Rego.

Isso mesmo, o fiscal se apresentava como um integrante da limpeza público em defesa da organização das vias públicas e logradouros públicos e portanto gostaria de saber quem teria, de certa forma, infringido a lei de bem-estar social com tal atitude.

De imediato imaginamos: são tantos contratados na municipalidade que 'inventaram' um cargo para fiscalizar quem está depositando o lixo em lugares incomuns em nossa cidade, ao tempo que veio à mente que um trabalho como este é para omitir os erros cometidos na hora de coletar o lixo da população por parte da empresa contratada para tal serviço.  

A população ficará refém de tal fiscalização a ponto de esconder o próprio lixo dentro de casa?

Não custa nada a população colocar o seu lixo na própria calçada, nas devidas lixeiras, porém, também não custa nada a municipalidade recolher tais lixo sem precisar está incomodando a população ao sair batendo nas portas e tirando do sossego de cada família.

"A dúvida é o princípio da Sabedoria" - René Descartes

Fto - pmi

You Might Also Like

0 comentários