Campo Largo do Piauí: cidade que mais elegeu vereadoras


Empoderamento feminino diz respeito ao movimento que busca dar às mulheres o poder de controlar a própria vida em diversos aspectos, como o social, financeiro, emocional, educacional e inclusive o político.

Mais uma eleição municipal foi realizada e novamente a sociedade se mostrou "machista" em escolher mais homens do que mulheres para administrar os rumos políticos e sociais de nossa gente.

O tabu continua. Diferente de um passado vergonhoso no que tange ao tratamento feminino no que diz respeito ao mundo do trabalho, as mulheres começam a sair da cozinha para as tribunas públicas das casas do povo. 

Entre os candidatos das 13 cidades que compõem o Território dos Cocais, eram nítido a maioria masculina para o Poder Legislativo nessas eleições municipais 2024.

Enquanto a cidade de Matias Olímpio e Morro do Chapeu do Piauí, com 09 vagas para o Legislativo, elegeram apenas 01 única mulher - Marlene Ribeiro (PT) e Maninha (MDB), respectivamente, as cidades de Barras e Campo Largo do Piauí elegeram a maior quantidade absoluta - 05 vereadoras.

A cidade de Campo Largo do Piauí fica na frente, no desempate, devido a cidade de Barras ter 13 vagas para o Legislativo, enquanto a cidade de Campo Largo tem apenas 09.

Portanto, 45,4% dos vereadores eleitos em Campo Largo do Piauí são mulheres. Em Barras são apenas 38,4%.

Todas as 05 mulheres eleitas em Campo Largo do Piauí para o Poder Legislativo são do partido PSD, que fazem base para o gestor eleito.

Luzilândia e Madeiro elegeram 03 vereadoras.

E cidades como Batalha, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e São João do Arraial elegeram 02 mulheres vereadoras.

Que a consciência política e social dos eleitores não sejam corrompidos  pelo poder econômico dos homens.

"O sentido da política é a liberdade" - Hannah Arendt

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.