Cabras eleitorais "sangues de peba"
30 dias se passaram desde o vexame nas urnas por parte daquele que foi o mais bem votado em 2020.
Deixemos a questão pessoal de lado e vamos falar aqui na esfera política partidária.
Cabra eleitoral diz respeito a uma força política partidária que pode vim a somar votos a um ou uns candidatos.
Peba, por outro lado, tem vários significados, entre eles 'baixa tecnologia', 'desprovido de valor, de relevância, de importância".
De pré-candidato a prefeito, com apoio de vários ptistas nacionais, o professor Edmílson Araújo, até então Edmílson do PT, não passou de um cabra eleitoral de um candidato derrotado.
O agora Edmílson do MDB deveria ter transferido pelo menos 300 votos ao seu candidato, outro ex ptista, Epaminondas Albuquerque.
A transferência não veio.
Edmílson do MDB nunca se elegeu vereador em Esperantina, muito menos elegeu algum vereador que apoiase. Mesmo assim, Epaminondas Albuquerque o escolheu como cabra eleitoral.
Um verdadeiro tiro no pé.
E para fechar a cova, por não achar pouco as péssimas escolhas política partidária, Epaminondas Albuquerque escolheu outro sangue de peba - não se elege e nem elege ninguém, Fernando Pires.
Chegaram a cogitar mais 200 votos de transferência. Também não veio.
O candidato das redes sociais se elegeu em 2020 com mais de 870 votos.
Foi o mais bem votado naquele ano.
Francisco Lima e Vilma Amorim - genitores políticos de Epaminondas Albuquerque - devem está cheios de graças.
No dia 30 de novembro de 2020, este que vos escreve, falou pessoalmente ao Epaminondas: "você não vai se reeleger por ter subindo o morro" (virar às costas aos eleitores ptistas raízes).
Porém, no dia 04 de outubro de 2024, há dois dias das eleições municipais, este que vos escreve, voltou a falar com o até então candidato: "não vai ser o primeiro, mas estará entre os 5 melhores, pois você é querido do 'cabeça branca'".
Mesmo assim, não deu.
Além de se confiar demais nas artimanhas politiqueiras, o candidato escolheu cabras eleitorais 'queimados' na política local, popularmente conhecido no nordeste brasileiro como "sangues de peba".
Não tinha como dá certo.
Além do mais, o núcleo mdbista não iria dar apoio desenfreado a um político que virou de lado tão facilmente, pois isso mostra que não é de confiança.
Edmílson do MDB, Fernando Pires, bem como o próprio Epaminondas Albuquerque, foram apenas manobras para enfraquecer o PT local.
Nisso, os três foram bons.
Repitamos - o assunto é politico partidário. Fora dessa arena, não temos nada a dizer.
"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.
Fto - edmilsonaraujo
Nenhum comentário: