Departamento municipal de trânsito instala tachões em rodovia estadual

outubro 08, 2025

Fto ilustrativa 

Mais uma!

As estimativas são de mais de 1 milhão de acidentes no Brasil por ano. O desembesto é grande. A impunidade não fica atrás.

Uma das saídas para diminuir este péssimo quadro é a instalação de redutores de velocidade, a saber: quebra-molas ou lombadas e os "pardais (fixos ou móveis).

Estes últimos têm sido banidos, ou pelo menos drasticamente diminuídos, no estado do Piauí desde 2023 no governo de Rafael Fonteles.

Os redutores de velocidade em forma de tachões são proibidos, pelo menos pela Resolução 336/2009 do CONTRAN.

Uma das causas para esta proibição é porque os tachões danificam bastante os automóveis. E isso é verdade, esperantinenses têm relatado prejuízos em seus bens móveis depois que a prefeitura adotou a instalação desses péssimos instrumentos de redução de velocidade na cidade nas últimas semanas.

A mais nova do departamento municipal de trânsito foi instalar estes tachões na rodovia estadual 211 que liga Esperantina à Joaquim Pires, na altura de um empreendimento particular onde a prefeitura tem o costume de realizar festas. Trata do parque aquático Falcão (3 km da sede).

Novamente não sinalizou o local. A população corre risco de acidentes por falta da devida sinalização.

O local é um morro e é notório que estes redutores de velocidades eram quase desnecessários, pois a própria inclinação do relevo já reduz a velocidade de carros pesados e carros de pouca potência.

Outro ponto a destacar: a governo estadual permitiu o governo municipal a instalar tais redutores de velocidade? A câmara municipal aprovou tamanha obra?

Veremos os próximos passos e inúmeros deslizes e derrabadas administrativas. 

Enquanto isso, o freio-de-mão governamental ainda não foi solto.

You Might Also Like

0 comentários