Esperantina é somente a 7ª cidade em Transparência pública
outubro 08, 2025A nova edição do Índice de Transparência e Governança Pública Municipal 2025, organizada e montada pela Transparência Internacional Brasil, através da Força Tarefa Popular, foi lançada ontem (07 de outubro).
As notícias para os esperantinenses não são nada boas.
O trato com a coisa pública está em estado bastante ruim.
Enquanto o governo de Vilma Amorim (PT), entre 2016 e 2020, Esperantina liderava o ranking, hoje, sob governo mdbista, a cidade não ultrapassa a sétima colocação.
Há seis cidades no estado que valorizam mais as verbas, obras, contratos públicos do que a cidade batizada como "cidade das festas".
Perde, por exemplo, para as cidades de Luzilândia, São João do Arraial, ambas governadas pelo PT, e Morro do Chapéu.
A Força Tarefa Popular diagnosticou que Esperantina tem transparência governamental RUIM. Isso mesmo, RUIM.
Não se faz mais bons gestores públicos:? É isso?
Além do mais, o ranking organizado pela Força Tarefa Popular mediu a transparência e governança pública em dois específicos setores: saúde e adaptação climática.
Quanto às adaptações climáticas, seja organização de metas e aplicação de fundos, ou mesmo diálogos institucionais sobre o tema, Esperantina se apresenta com nota PÉSSIMA. Obteve apenas o 5º lugar. Perdeu por exemplo para as cidades de Campos Largo do Piauí e São João do Arraial.
No outro tema - Saúde - a cidade de Esperantina, que se gaba em mostrar obras da construção cível, foi ainda piou: apenas o 9º lugar. Aí tem coisa!
A cidade com mais transparência e governança pública na área da saúde foi São João do Arraial (PT). Em relação às cidades circunvizinhas, Esperantina ficou atrás também de Porto, Luzilândia, Campo Largo do Piauí e Matias Olímpio.
A não transparência das verbas públicas nesta área preocupam os estudiosos. A população precisa ter acesso à estas informações, até porque é Lei.
Por isso voltamos a repetir: a cidade ainda não melhorou em relação à gestões passadas.



0 comentários