PT deve se posicionar para não perder mais votos
janeiro 23, 2026Nos últimos anos a cidade de Esperantina tem acompanhado o desmoronamento político do Partido dos Trabalhadores.
Depois de governar a cidade praticamente 10 anos, seja quase quatro de Chico Antônio, seja os 06 anos de Vilma Amorim, hoje o PT local tem perdido espaço.
E três fatores, direto e indireto, podem explicar este ciclo partidário.
O desentendimento interno das forças partidárias do partido tem o enfraquecido. A consequência disso foi a grande oportunidade do maior líder opositor mexer os pauzinhos na ala ptista estadual, requerendo para sim um espaço, uma oportunidade de governar a cidade. Frente a isso, desentendimento interno local da estrela vermelha e aval da ala estadual, veio a aquisição de algumas forças do PT via moedas de troca.
Esta moeda não foi dada pelos simples deputados ptista da região: a mulher de Luzilândia e o homem de São João do Arraial.
Os famintos pela moeda mudaram de lado rapidamente e assim enfraqueceu a ponto do PT hoje precisar se reinventar para voltar a ser grande.
E tudo começa pelo posicionamento. Neutro, somente sabão.
O PT local precisa se decidir se é oposição ou é situação.
Com apenas um representante no Poder Legislativo, portanto, ainda há uma voz na linha de frente da política local, o PT sendo situação poderá ir ao fundo do poço sem ter como um dia voltar.
E mesmo com esta única voz na Câmara Municipal, sendo oposição, o PT pode começar uma nova história.
Bastou o partido empossar um novo presidente do diretório local para a sigla tomar um rumo diferente dos últimos 4 anos.
Hamilton Resende, novo presidente ptista, acaba de emitir uma nota de esclarecimento, em conjunto com a vereadora Teresinha Emel, que repudia o comportamento nada republicano e totalmente politiqueiro do atual secretário de educação do município, onde o mesmo foi totalmente deselegante com a comunidade escolar do povoado Jacaré da Vermelha - um dos berços ptista no município, durante uma reunião.
Durante a reunião entre o pessoal da secretaria de educação e os pais de alunos daquela localidade, o secretário não teria gostado dos pais não ter aceitado sua proposta de levar os alunos dos anos iniciais do Jacaré da Vermelha para o povoado Mundo Novo neste ano de 2026, em uma logística de no mínimo 10 km de distância.
A referida nota do Partido dos Trabalhadores é uma prova de que se a estrela vermelha não se posicionar devidamente como oposição, um dia poderá se apagar na cidade de Esperantina.
O PT tem suas bases, tem sua voz, que estes direitos não sejam esmagados por ninguém, até mesmo por um governo que faz de tudo para este partido deixar de existir.
"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas, defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire

0 comentários