Amazônia: Legal, Bioma, Floresta e Bacia

Esses termos podem causar algumas dúvidas, para saná-las de vez vamos as devidas explicações.
Amazônia Legal é um termo político, ela foi criada por força de lei na época militar (1966) e refere-se a uma região delimitada para execução de políticas públicas e planos de investimentos econômicos. Ela abrange todos os estado da região norte (IBGE), parte oeste do Maranhão, na região nordeste e a maior parte do Mato Grosso, na região Centro-Oeste.

Amazônia, pode ser considerado um bioma, um domínio morfoclimático ou um ecossistema. Diferente Amazônia Legal, a Amazônia tem dimensões ecológicas, geográficas ou biológicas, refere-se às áreas florestadas do norte do Brasil e partes de alguns países sul-americanos. É uma ocorrência natural, no Brasil engloba praticamente todos os estado da região norte (IBGE), com exceção ao Tocantins onde apenas uma pequena parte do norte deste estado é ocupada pela Amazônia, ocupa também boa parte do norte do Mato Grosso e uma parte do norte do Maranhão. Cobre 49,3% do território brasileiro.

As Florestas e Bacia Amazônicas, englobam toda região em que os rios drenam as águas levando-as para o rio principal que é o Amazonas. É a maior bacia hidrográfica do mundo, com mais de 7 milhões de Km², a qual possui 65% de sua área no território brasileiro, essa área, para alguns órgãos como o IBGE, é a mesma área por onde se distribui a Floreseta Amazônica.
Refêrência:
Guia do Estudante. Atualidades, ed. Abril, 2012.
Mapas: 1Socioambintal. 2.  Brasil Wiki

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.