Por que crianças do povoado Bela Vista (Batalha) estudam em Esperantina?

"Eu quero saber, porque o gato mia, verde por fora, vermelho por dentro: é a melancia"
"Eu quero saber, não quero dormir, o que está acontecendo, eu vou descobrir" diz o "Show da Luna".
Aproveitando o ensejo da Luna, aproveito e tento descobrir, com a ajuda de vocês leitores, porque os alunos que residem no Povoado Bela Vista (zona rural de Batalha) procuram as escolas da rede municipal de Esperantina e não a escola do referido povoado, a Sinharinha Lages?

Para responder a esta pergunta é necessário recorrer à ciência da Luna? Basta uma pessoa para respondê-la?
É necessário ter conhecimento de causa na área da educação, ter uma  uma visão holística ou apenas teorias políticas?

A certeza que temos é que alguma coisa está errado.
Os alunos de Batalha deveriam está estudando nas escolas de Batalha.

Mais especificamente, os alunos do Povoado Bela Vista deveriam está estudando na U. E. Sinharinha Lages.
E um dos motivos para afirmar isso é por conta da aproximação, da localização geográfica dos alunos à escola. Tudo ficaria mais fácil.

Invés dos alunos percorrerem quilômetros, seja de bicicletas ou de motos, para se chegar à escola em Esperantina, deveriam apenas caminhar poucos metros até a unidade de Ensino ofertada pela prefeitura municipal de Batalha. Caminhar ou mesmo serem levadas pelo transporte escolar.

O problema é bem aqui. A U. E. Sinharinha Lages é organizada pela prefeitura de Batalha, ou seja, pelo gestor João Messias e seus subordinados que hoje não ofertam uma boa educação para seus conterrâneos. 

As escolas de Batalha, que ainda "funcionam" estão sendo esquecidas seja na questão estrutural física e humana. Principalmente humana por parte de seus responsáveis.

Os alunos de Batalha, mesmo morando perto de uma escola da rede municipal, caso tenha a oportunidade em estudar em outro município, que é o caso dos alunos do povoado Bela Vista, preferem estudar longe de caso a frequentar uma escola onde o corpo docente é desvalorizado a ponto de se sentirem desanimados a cumprir suas obrigações ao pé da letra. 
Sem falar que a rede municipal de ensino de Batalha passa por problemas de transporte escolar, merenda escolar, gestão das escolas, projetos federais, estaduais e municipais dentro das escolas, falta de material de expediente, etc, etc, etc.

Tudo isso provoca a migração dos alunos de Batalha para outros municípios onde os problemas são menores, principalmente no que se refere aos direitos dos professores.

"Eu quero saber, não quero dormir, o que está acontecendo eu vou descobrir" (Show da Luna).

Responde aí seu "João".

Fto - revistaaz

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.