"Gervásio Lages foi um dos piores prefeitos de Esperantina"


A vida política de Esperantina é feita de muitas controvérsias, grandes conquistas e diversos episódios ao mesmo tempo de alegrias e tristezas.

Grandes homens e mulheres, ao longo desses 102 anos de emancipação política, já fizeram parte da vida política de nossa querida cidade de Esperantina.

Esperantina que nasceu 'junto às margens do Rio Longá, onde os vaqueiros encontraram um lugar salutar' viveu desde seu nascimento a vida rural. E naquela época o Brasil passava por um período político batizado como coronelismo partidário.

Entre os grandes fazendeiros da região, o senhor Gervásio Lages se destacou. Como título a esta grande influência política e econômica em toda a região de Esperantina e Batalha Gervásio Lages recebeu a denominação de Coronel.
O mesmo se tornou e se eternizou como Coronel Gervásio Lages.

Fazendo parte das comemorações alusivas aos aniversário de 102 anos de emancipação política de Esperantina o governo municipal inaugurou recentemente, mais precisamente no domingo (25 de setembro) o inicialmente anunciado 'Beco' Cultural, hoje Corredor Cultural Coronel Gervásio Lages. Talvez tiraram o 'Beco" para não relembrar de um famoso Beco da cidade dos anos 1980 e 1990. 

O corredor cultural foi construído sobre os entulhos da antiga casa (patrimônio arquitetônico da cidade) do homenageado.

E nós que fazemos este blog estivemos, horas antes da inauguração, conhecendo as instalações desse novo espaço público da cidade.

E na oportunidade presenciamos um episódio no mínimo controverso e hilário tanto ao momento da inauguração como à festividade dos 102 anos da cidade.

Passando ao lado da estátua do homenageado ouvimos, sem muito querer e impossível de evitar, uma conversa entre duas adolescentes de aproximadamente 15 anos.

E foi quando uma delas soltou uma frase um tanto educacionalmente como politicamente falando estranho aos esperantinenses. A frase:
"Minha professora disse que esse Coronel Gervásio Lages foi um dos piores prefeitos de Esperantina".

Não sabemos quem são as duas adolescentes, não sabemos quem é a professora, mas sabemos que desconhecemos a nossa própria história. É bem verdade que ninguém nesse mundo é inocente.

Entre muitos da política local, nesses 102 anos de luta, poucos se destacaram. Não podemos deixar de dizer que o Coronel Gervásio Lages foi um deles. Esperantina não seria a mesma sem seu trabalho, sem sua família. Sua contribuição foi ímpar.

Que seu legado continue imortal com mais esta homenagem e que passemos a conhecer melhor nossos conterrâneos para fazermos de Esperantina uma cidade de 204 anos.

"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.

Fto - parentesco

Um comentário:

  1. Rapaz, Qual a obra de Gervásio Lages pro Município de Esperantina. Vantagens do cargo de Prefeito foram muitas, para si e sua família. Agora, quais as vantagens pra população? Qual seu legado pra cidade ? Veja e me diga.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.