Para se reeleger, presidente da Câmara Municipal de Morro do Chapéu modificou o Regimento Interno


O pulo do gato.

Rápido como a águia.

Pela primeira vez na história política da cidade do Morro Chapéu do Piauí, região norte do estado, nos seus quase trinta anos de emancipação política, um presidente da Câmara Municipal conseguiu seu segundo mandato consecutivo.

Antes o Regimento Interno da Câmara não permitia um vereador passar quatro anos consecutivos como presidente da casa do povo.

Para esse feito pioneiro acontecer as articulações políticas do atual presidente da Câmara Municipal daquele município, Marisvaldo Albuquerque (PSD) precisou fazer uso de suas atribuições legais, mas longe das mais republicanas, ao modificar a Lei.

No dia 21 de novembro foi publicado no Diário do Município a alteração do Regimento Interno. Dessa forma o atual presidente passou a ter o direito de se candidatar para seu segundo mandato.

Mas só isso não bastava. Era necessário ter a maioria dos votos no dia da eleição para nova mesa diretora. 
A eleição foi marcada basicamente duas semanas depois de publicada a alternação da Lei do Regimento Interno da Câmara.

Vereadores da base governista que estavam afastados exercendo outras funções dentro da administração pública foram retornados aos cargos no 1º de dezembro para confirmar as pretensões da reeleição do presidente da Câmara, desejo esse até mesmo do Poder Executivo daquele município.

Não deu outra. Seis votos a favor, duas abstenções e uma faltante.

A mesa diretora é composta por 4 quatros: Presidente, Vice, 1º e 2º secretários.

E assim os Poderes da Administração Pública passam longe da descentralização de comando tão necessária para a devida lisura da máquina administrativa pública em nosso Estado de Direito Democrático.  


"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.

Ftos - duscocais

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.