Novo Piso Salarial do Magistério 2023


A cada início de ano a mesma 'novela': todo o magistério de férias fazendo os cálculos de quanto irá ganhar.

Os vilões sempre são os mesmos: os agentes públicos.

O roteiro parte do governo federal, que a partir de então estados e municípios, com suas leis próprias, começam a embaraçar o meio do conteúdo.

Em 2022, em uma medida politiqueira, o governo federal deu um aumento de 33% no piso do magistério. Nem todos os entes federados não atenderam o aumento. Que pena.
Já nesse ano de 2023, o cearense Camilo Santana - Ministro da Educação, acaba de anunciar o aumento anual de quase 15% no piso dos professores.

Se no ano passado, 2022, o professor com 40 horas semanais tinha o direito de receber, sem as devidas vantagens trabalhistas, R$ 3.845,63, este ano o valor vai para 4.420,55. Um aumento real de aproximadamente R$ 585,00.
Para os professores de 20 horas semanais a metade. Aos professores de 25 ou 30 horas, o proporcional.

A questão agora é saber qual dos entes federados irão já pagar nesse mês de janeiro. É importante destacar que as câmaras legislativas precisam aprovar tal aumento para passar a vigorar o novo piso do magistério. Algumas câmaras legislativas estão em recesso. Certas que umas não irão se esforçar para aprovar o piso em sessão extraordinária. 
Temos notícia de que o estado da Paraíba irá aprovar nesses próximos dias e já no mês de janeiro todo o magistério daquele estado terá seus proventos com o devido aumento.

O que diz o estado do Maranhão? Governador Carlos Brandão, além de dar o aumento de 14,9% você irá repassar esse acréscimo ainda nesse mês de janeiro valorizando assim a classe como você sempre prega nas redes sociais?

E vocês gestores municipais de Esperantina e Batalha, irão também valorizar os professores ainda nesse mês de janeiro ou irão empurrar para o mês de março ou abril?

Essa novela deve acabar com um final feliz e o quanto antes. 

Em breve traremos as diferenças de salários de algumas cidades da região dos cocais para refletirmos quais entes federados estão valorizado a classe do magistério como demonstram na grande rede.

"De tanto pouparmos em educação, ficaremos ricos em ignorância" - anônimo.

Fto - cnm

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.