Por que Avenida Petrônio Portela não tem redutores de velocidades?
Os redutores de velocidade são dispositivos projetados para diminuir a velocidade dos veículos que trafegam em determinada via.
Eles poder ser construídos com diferentes materiais e apresentar diversos formatos, mas todos têm em comum a função de aumentar a segurança no trânsito.
Podemos citar os "quebra-molas" e os semáforos como exemplos de redutores de velocidade.
Enquanto acidentes, mortes, perdas materiais vão se acumulando semanalmente na principal avenida da cidade de Esperantina - Avenida Petrônio Portela, os redutores de velocidade não são usados para diminuir esse prejuízo social.
A referida avenida hoje reúne residências, a rodoviária municipal, dezenas de prédios comerciais, três escolas municipais, uma universidade, um futuro ginásio esportivo, e mesmo com tudo isso não conta sequer com um redutor de velocidade em toda sua extensão.
O que proíbe o departamento municipal de trânsito implantar redutores de velocidade na principal Avenida da cidade?
Dizem que a Avenida Petrônio Portela é uma via Estadual - uma PI, e por conta disso não pode receber redutores de velocidade dentro do perímetro urbano.
Procuramos por estas diretrizes, e nada encontramos.
Esta mesma PI passa por Morro do Chapéu. E lá há redutores.
Enquanto não é possível implantar redutores de velocidade por aqui, poderemos viver de lamentar por acidentes e mortes em nosso trânsito municipal.
Voltamos a destacar, o esperantinense não respeita as faixas de pedestres, os redutores de velocidade, etc. E isso acontece porque não são multados. Portanto, mesmo com a instalação de redutores, que poderá diminuir muitos acidentes, não resolverá por completo se a mão do Estado municipal não for mais pesada quanto a atingir o bolso dos usuários das vidas públicas esperantinenses.
Que este tema seja mais abordado, em especial pelos representantes da cidade, para a nossa Avenida Petrônio Portela não continuar a registrar tantos acidentes automobilístico.
Nenhum comentário: