PT foi o partido com menos votos em Esperantina


A cada 04 anos nos deparamos com uma emoção que, antes de mais nada, avalia os alicerces partidários de nosso país.

Em um país onde o partido político é mais importante do que o agente político em si, é de esperar que os interesses econômicos hoje ultrapassem a ideologia humana. Apesar de que há vertentes de que a ideologia política atual se baseia no peso do poder econômico e não mais no caráter, na personalidade de cada ser.

Através dos partidos políticos é possível caracterizar os agentes políticos que moldam uma forma de governa, pelo menos a cada quatro anos.

Nos últimos 16 anos (de 2008 a 2024) o PT governou a cidade de Esperantina por 10 anos (4 anos de Francisco Antônio e 06 anos de Vilma Amorim).

Não é pouca coisa. A maior parte desse período, o PT local estava alinhado aos governos estadual e federal. Não vamos citar o grande dificultador que o partido dos trabalhadores tinha na esfera estadual.

Contudo, as eleições municipais de 2024 mostraram que o PT precisa urgentemente se renovar. Por ser a sigla que mais governou a cidade nos últimos 16 anos, seu desempenho nas urnas nesse pleito eleitoral foi um desastre, seja para o Poder Legislativo ou Executivo.
O pleito eleitoral esperantinense teve 04 partidos: PT, Republicanos, MDB e PSD.
Cada sigla poderia apresentar no máximo 14 candidatos a vereadores.

O PT foi o partido com menos candidatos: apenas 08.

Republicanos teve 10, enquanto MDB e PSD tiveram o máximo permitido: 14. Esse número máximo juntamente com nomes estratégicos ajudaram a elevar o quociente partidário dos dois partidos e assim obterem mais vagas na Câmara Municipal.

Quanto aos votos obtidos por cada sigla, e aqui nos atemos primeiramente ao Poder Executivo, o PT de 2020 obteve 4.973 (22%) votos de confiança. Estava lutando pela reeleição. Não usou a máquina como o MDB usou agora. Acabou perdendo.

Nesse 2024, a votação diminui. Agora só foram 3.347 (13%) de votos de confiança. 

Para o Poder Legislativo, a votação foi ainda mais funesto.

Dos 08 candidatos, 01 não foi possível contabilizar votos porque estava sob judice. Os 7 candidatos ptistas somaram apenas 1.917 votos.

O quociente eleitoral da cidade foi 1.915, ou seja, para eleger um candidato a vereador os partidos deveriam obter no mínimo 1.915 votos, portanto, o PT elegeu um vereador por conta de 2 votos. Quase ficava sem representatividade no Poder Legislativo.

Se 05 traíras não tivessem subido o morro, o PT teria feito 5.762 votos para vereadores e assim elegido no mínimo 3 vereadores, ou mais, pois o MDB e o PSD teriam percas no quociente partidário.

Republicanos, com seus 10 candidatos, obteve 2.491 votos, tudo por conta de 4 candidatos: Leônidas, Tote Filho, Mauro André e Adriano. O partido elegeu um vereador.

O PSD, sigla do vice gestor municipal, obteve 7.202 votos. Com este montante, elegeu quatro vereadores.

E o MDB, sem nenhuma oposição, seja local ou estadual, e assim fica fácil, obteve 12.393 votos, elegendo assim 7 candidatos, inclusive o mais bem votado.

Em suma, ou o PT abre os olhos ou não conseguirá sair do fundo do poço. 

"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.