PT foi o partido com menos votos em Esperantina
outubro 18, 2024A cada 04 anos nos deparamos com uma emoção que, antes de mais nada, avalia os alicerces partidários de nosso país.
Em um país onde o partido político é mais importante do que o agente político em si, é de esperar que os interesses econômicos hoje ultrapassem a ideologia humana. Apesar de que há vertentes de que a ideologia política atual se baseia no peso do poder econômico e não mais no caráter, na personalidade de cada ser.
Através dos partidos políticos é possível caracterizar os agentes políticos que moldam uma forma de governa, pelo menos a cada quatro anos.
Nos últimos 16 anos (de 2008 a 2024) o PT governou a cidade de Esperantina por 10 anos (4 anos de Francisco Antônio e 06 anos de Vilma Amorim).
Não é pouca coisa. A maior parte desse período, o PT local estava alinhado aos governos estadual e federal. Não vamos citar o grande dificultador que o partido dos trabalhadores tinha na esfera estadual.
Contudo, as eleições municipais de 2024 mostraram que o PT precisa urgentemente se renovar. Por ser a sigla que mais governou a cidade nos últimos 16 anos, seu desempenho nas urnas nesse pleito eleitoral foi um desastre, seja para o Poder Legislativo ou Executivo.
O pleito eleitoral esperantinense teve 04 partidos: PT, Republicanos, MDB e PSD.
Cada sigla poderia apresentar no máximo 14 candidatos a vereadores.
O PT foi o partido com menos candidatos: apenas 08.
Republicanos teve 10, enquanto MDB e PSD tiveram o máximo permitido: 14. Esse número máximo juntamente com nomes estratégicos ajudaram a elevar o quociente partidário dos dois partidos e assim obterem mais vagas na Câmara Municipal.
Quanto aos votos obtidos por cada sigla, e aqui nos atemos primeiramente ao Poder Executivo, o PT de 2020 obteve 4.973 (22%) votos de confiança. Estava lutando pela reeleição. Não usou a máquina como o MDB usou agora. Acabou perdendo.
Nesse 2024, a votação diminui. Agora só foram 3.347 (13%) de votos de confiança.
Para o Poder Legislativo, a votação foi ainda mais funesto.
Dos 08 candidatos, 01 não foi possível contabilizar votos porque estava sob judice. Os 7 candidatos ptistas somaram apenas 1.917 votos.
O quociente eleitoral da cidade foi 1.915, ou seja, para eleger um candidato a vereador os partidos deveriam obter no mínimo 1.915 votos, portanto, o PT elegeu um vereador por conta de 2 votos. Quase ficava sem representatividade no Poder Legislativo.
Se 05 traíras não tivessem subido o morro, o PT teria feito 5.762 votos para vereadores e assim elegido no mínimo 3 vereadores, ou mais, pois o MDB e o PSD teriam percas no quociente partidário.
Republicanos, com seus 10 candidatos, obteve 2.491 votos, tudo por conta de 4 candidatos: Leônidas, Tote Filho, Mauro André e Adriano. O partido elegeu um vereador.
O PSD, sigla do vice gestor municipal, obteve 7.202 votos. Com este montante, elegeu quatro vereadores.
E o MDB, sem nenhuma oposição, seja local ou estadual, e assim fica fácil, obteve 12.393 votos, elegendo assim 7 candidatos, inclusive o mais bem votado.
Em suma, ou o PT abre os olhos ou não conseguirá sair do fundo do poço.
"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire

0 comentários