Rafael e seu vice saíram derrotados das urnas


É hora de chamar nas catracas.

A primeira avaliação política nas urnas depois de assumir o governo do estado não foi positiva, pelo menos em números absolutos e em questão de suas duas siglas - PT e MDB - para o governo de Rafael Fonteles e seu vice.
Os números não metem.

A dupla de governo - PT e MDB - não conseguiram vencer nos dois maiores colégios eleitorais do estado - Teresina e Parnaíba.

Estas duas derrotas poderão fazer muita diferença em 2026.

Em Teresina, Fábio Novo e seu vice do MDB não mostraram para que vieram. Rafael Fonteles, mesmo com uma avaliação de mandato nas alturas, não conseguiu eleger seus dois aliados.

Por outro lado, depois de perder para o próprio Rafael Fonteles em 2022, Sílvio Mendes (União Brasil) sai fortalecido para as próximas eleições ao 2026 ao ganhar em primeiro turno com 52,19% dos votos, o que representam 239.848 votos.

PT e MDB perderam na casa do próprio Rafael Fonteles.

Em Parnaíba, segundo maior colégio eleitoral do estado, a dupla PT e MDB também perdeu. As duas siglas apoiaram um ex. aliado do Bolsonaro - Médico Hélio (hoje no MDB).

Ciro Nogueira e Mão Santa ajudaram o Novo Francisco (PP) a vencer com 54.393 votos (59,09% dos votos).
Ao trazer para o corte eleitoral dos Território dos Cocais, a dupla de governo estadual - PT e MDB - não teve bons resultados.

Vejamos

Perderam em Barras
O PT perdeu em Batalha, com a ajuda do MDB apoiando um bolsonarista (este não irá pedir votos para a reeleição de Rafael Fonteles e do próprio vice)
Perderam em Campo Largo do Piauí
Perderam em Madeiro
Perderam em Morro do Chapéu
Perderam em Nossa Senhora dos Remédios

Se não chamarem nas catracas, pois muitas dessas derrotas poderiam ter sido evitados caso a dupla tivesse de unido nas esferas municipais, o pior pode vim em 2026 com o aumento da extrema-direita após o resultado final das eleições municipais 2024.

É bem verdade que alguns desses vitoriosos municipais poderão está no mesmo barco do governador nas eleições estaduais.

Uma diferença de 2022 será: não teremos mais um 'louco político' do MDB no Poder Executivo de Teresina, mas sim Sílvio Mendes do grupo de oposição à dupla PT e MDB.

Abram os olhos!

"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire

Fto - governopi

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.