Ex-gestora municipal não conseguiu eleger a filha
Quantas nuances de uma eleição para outra. Não é mesmo? As conjunturas sociais podem nos levar ao fundo do poço ou à gloria.
Uma cabeça, uma sentença.
Vilma Amorim, atual presidente do PT municipal de Esperantina, vive a política partidária desde muito cedo.
Cresceu na base da ideologia da Esquerda. Participou dos inúmeros eventos partidários, que, ao final, lhe levou a sentar na cadeira principal do Poder Executivo.
Foram 06 anos comandando os rumos da cidade.
Ficou de mãos atadas pela ala estadual do PT nas últimas duas eleições municipais (2020 e 2024).
O PT local foi minado pelo estadual e assim os acordos "lá de cima" fizeram frente ao enfraquecimento político da ex-gestora municipal.
Depois de quatro anos longe da cadeira do Poder Executivo, Vilma Amorim lançou a própria filha como candidata a vereadora nas eleições de agora.
As expectativas eram de que o PT fizesse duas vereadoras - Teresinha Emel e Débora Amorim.
Somente a vereadora Teresinha Emel conseguiu êxito. Obteve 1.098 votos.
Débora Amorim obteve apenas 505. Bem abaixo do que muitos apostavam, pois trata-se da filha da ex-gestora municipal, ainda mais sendo apoiada por dois deputados estaduais - Francisco Lima e Janaína Marques.
Não foi eleita, mas ajudou Teresinha Emel e o PT em si, a atingir o quociente eleitoral, que por sinal foi de 1.915 votos.
Contudo, no 'reduto eleitoral' de Débora Amorim - seções eleitorais da Escola Municipal Maria das Graças Rodrigues Coelho (bairro Palestina, onde Débora nasceu e cresceu), a mesma teve menos votos do que, por exemplo, o candidato Epaminondas Albuquerque, que se elegeu em 2020 pelo PT.
A escola em questão teve 07 seções - 11, 12, 13, 86, 101, 115 e 123.
Em todas, a candidata perdeu para Epaminondas Albuquerque. Foram 38 votos contra 84 do Epaminondas.
A eleição para a nova mesa diretora do Partido dos Trabalhadores em Esperantina será no próximo Fevereiro.
A ex-gestora municipal deve repensar suas atitudes, caso queira e precise mostrar foçar em 2026 e consequentemente em 2028.
"O sentido da política é a liberdade" - Hannah Arendt
Nenhum comentário: