Por que Esperantina ainda não tem um aeródromo?

outubro 10, 2025


Era uma vez a malha aeroviário na cidade de Esperantina. 

A cidade até pouco tempo atrás contava com uma pista de pouso. E nada mais. 

O espaço urbano vem crescendo e com ele o interesse imobiliário. 

Próximo ao antigo campo de aviação um grande terreno passa a ser loteado por uma família rica da cidade. 

Está família não vai querer que uma pista de vôos (um aeródromo) atrapalhe seu investimentos imobiliários, não é mesmo?

Então o jeito foi transformar o velho campo de pouso em um conjunto habitacional popular por meio do programa Minha Casa, Minha Vida do presidente Lula.

Com isso a cidade de Esperantina fica para trás quanto à infraestrutura aeroviária na região dos Cocais.

Por outro lado, as cidades de Luzilândia e Barras, por exemplo, ampliam seus meios de comunicação e logística quanto a mais uma oferta de transportes. 

Inclusive, este tipo de transporte a mais poderá ajudar na saúde, se bem notarmos que o SAMU AÉREO do governo estadual piauiense poder fazer parte das respectivas cidades citadas. 

Enquanto isso, a preferência por transportes terrestres em Esperantina levantam algumas incógnitas, entre elas a de aluguel de carros e compra de combustíveis anualmente. 

O setor privado sente também a ausência de um aeródromo na cidade, ou seja, uma cadeia de atraso se instala em uma cidade que já poderia contar com este tipo de serviço para o bem de todos. 

Aos poucos a cidade vai se isolando. O grupo vai se fechando e quem está fora dele fica a ver navios, ops, nesse caso, fica a ver aviões em outras "praias", se é que nos entendem. 

Fto - pi.gov

You Might Also Like

0 comentários