Vereadores e secretários apresentaram suas comitivas em evento político em Esperantina

junho 22, 2026


A cada dia o esperantinense tem menos dúvida sobre o que sempre foi dito no mundo da política quanto a turma do "morro" chegar ao poder municipal. 

É bem verdade que antes de 2021 , por mais de 40 anos, a máxima política é que a "turma do morro" jamais chegaria ao poder.

A partir de 2016, começaram as especulações sobre as possibilidades disso acontecer.

Ao mesmo tempo, outra especulação, que hoje é uma realidade, começou a inquietar mais ainda os esperantinenses. Trata-se da forma de governar dessa turma. 

Não deu outra. Ganharam pela primeira vez e uma forma de governar nunca vista na cidade está sendo implantada: mão de ferro, "coronelismo" ?, "voto de cabresto? 

Um exemplo?

Recentemente foi realizado um evento político na cidade.

Para fazer muito volume com a intenção de vender uma imagem que tudo está bem, de que ainda tem muito apoio político, mesmo depois de sequências de derrotas a nível estadual e até municipal, organizadores do evento escalaram orientações para reunir muitos dependentes trabalhistas. 

Uma das orientações diz respeito ao vereadores e secretários municipais terem que levar suas comitivas (eleitores) para o evento.

Como se fosse uma prestação de contas eleitoral. Além do mais, era preciso fazer registro fotográfico e postar nas redes sociais para manipular a opinião pública, pois assim ficou subentendido. 

Os líderes políticos, dessa forma, analisará quem de suas bases ainda tem poder de votos.

Aqueles que não apresentassem volume, nem imaginamos quantas dedadas na cara poderia levar.
E assim a gestão nunca vista na cidade, e isso é verdade, se é que nos entende, vai perdendo a chance de ajudar realmente que mais precisa.

"Para criar inimigos não é preciso declarar guerra, basta dizer o que pensa" - Martin Luther King 

You Might Also Like

0 comentários