Banco do Nordeste em defesa dos gados ovino e caprino da região de Esperantina
O Banco do Nordeste, por meio de sua agência na cidade de Esperantina, com o intuito de maximizar o desenvolvimento da economia local, escolheu a cidade de Esperantina, englobando as cidades de Joaquim Pires, Batalha e São João do Arraial, para lançar o PAT - Programa de Ação Territorial da ovinocaprinocultura.
Depois de caracterizar os agentes econômicos do estado do Piauí, e Esperantina foi uma delas no que diz respeito à criação de ovelhas e cabras, o Banco do Nordeste, por meio do seu Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), começará, a partir dessa quinta-feira (30 de março) a construir o PAT por meio de financiamento de demandas de crédito, execução, monitoramento e avaliação do Plano com o intuito de fortalecer as governanças locais e territoriais.
Em outras palavras, os criadores de ovelhas, carneiros, bodes, cabras, etc, terão um programa especifico para adquirir, criar e revender seus rebanhos como forma de valorização dos rebanhos, trabalho, geração de renda, sustentabilidade ambiental, etc.
O evento de lançamento acontecerá a partir das 08:00h nas dependências do Centro Estadual de Educação Profissional Leonardo das Dores, bairro Bernardo Rego - Esperantina-PI, nessa quinta-feira (30 de março).
Estarão presentes aproximadamente 77 produtores das quatro cidades além de entidades ligadas ao tema.
A economia rural relacionada a estes rebanhos ganharão um fortalecimento muito grande a curto e médio prazo.
Em outubro a Festa do Bode, na cidade de Batalha, será muito mais proveitosa com a implantação desse programa pelo Banco do Nordeste.
As linhas de crédito voltaram, a pecuária familiar está de volta, o pequeno produtor agora terá vez novamente, em especial em nosso nordeste.
Viva o Brasil, viva o Nordeste.
Fto - canalrural
Nenhum comentário: