Morro político x morro religioso

Uma intriga está acontecendo nas planícies dos tapetes vermelhos da cidade. Poucos estão enxergando, mas está ocorrendo.

A cidade de Esperantina até pouco tempo tinha apenas uma Paróquia - a de Nossa Senhora da Boa Esperança.

Diz os relatos dos fiéis esperantinenses, devido a grande arrecadação econômica da capela de São Benedito - bairro Morro da Onça - esta foi transformada em Paróquia pela Diocese de Parnaíba.

Portanto, hoje Esperantina conta com duas Paróquias - a de Nossa Senhora da Boa Esperança (centro da cidade) e a de São Benedito (noroeste da cidade).

Muitos fiéis, devido suas residências oficiais, foram divididos a participarem de uma ou de outra Paróquia. Isso quer dizer que muitos bairros cidade, e comunidades rurais, acompanharão a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança. O mesmo acontecerá com outros bairros e comunidades rurais que irão seguir a Paróquia de São Benedito.

A grande observação que fazemos é que tem fiéis que deveria acompanhar a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, mas não o farão devido a aproximação do morro político à esta Paróquia.

Em suma: o morro religioso se refere à nova Paróquia (bairro MORRO da Onça, além do mais a Igreja Matriz fica localizada bem no alto de um morro), enquanto o morro político se refere aos partidários que comanda a prefeitura municipal, estes residentes e apelidados como "pessoal do morro".

Eis a questão: devido o morro político está muito ligado à Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, há fiéis que estão frequentando o morro religioso mesmo fazendo parte da paróquia do centro.

Há provas na História que política e religião não dão certo andarem juntas.

"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire

Fto - internet

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.