Ciclistas pedem criação de ciclovias na cidade
A primeira cidade do mundo a criar espaços específicos para os ciclistas foi Paris, ainda no século XIX.
A bicicleta chegou ao Brasil também no século XIX, porém apenas como forma de diversão e lazer.
Apenas na década de 1970 a bicicleta passa a ter Leis específicas para seu funcionamento nos perímetros urbanos do Brasil.
Ainda hoje os ciclistas brasileiros enfrentam grandes desafios para sua prática.
Infelizmente o automóvel se tornou um símbolo no transporte nacional.
O modal de transporte escolhido pelo capitalismo deu ao automóvel este status fazendo com que a bicicleta perdesse ainda mais notoriedade.
Porém os tempos vão se modificando e hoje devido inúmeros problemas ocasionados pelo transporte rodoviário onde os transportes automatizados ocasionam problemas que vão do meio ambiente, geográfico e principalmente econômicos a bicicleta passa a ser vista como uma belíssima alternativa para o modal de transporte.
Isso mesmo, além de diversão e lazer hoje a bicicleta pode e deve ser considerada como meio de transporte.
Dessa forma e baseada na Lei Nacional, apesar de que a Lei Orgânica de Esperantina pouco ou quase nada se refere à bicicleta, o crescente número de ciclistas de nossa Esperantina cobra do poder público a implantação de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários pelo menos nas principais vias da cidade e estabelecimentos públicos e privados (nesse caso os bicicletários).
Como está em construção a revitalização de inúmeras vias públicas da cidade, inclusive da principal Avenida, a oportunidade é essa para que o Trânsito Municipalizado seja mais seguro, atraente e fluído dando à bicicleta e seus usuários um protagonismo que sempre mereceu para a diminuição dos inúmeros problemas urbanos ocasionados pelos símbolos do transporte rodoviário (carros e motocicletas).
Os ciclistas aguardam um futuro melhor para todos!
"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.
Fto - mobilidadecuritiba
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